top of page

UMA CASA FUNCIONAL, UNINDO PROJETO DE INTERIORES E ORGANIZAÇÃO



Olá, me chamo Ana, sou Personal Organizer qualificada em 2019 através da A Casa com Vida, empresa de organização do Rio de Janeiro. Trabalho com organização residencial com objetivo de trazer praticidade e bem-estar ás famílias e nesse tempo de profissão tenho transformado a vida e o modo de enxergar suas casas, acreditando na organização como ferramenta de mudança.


Ter um espaço funcional que acomode todos os seus adereços, é um sonho para muitas pessoas que valorizam ter qualidade de vida por meio de seus espaços. Aproveitar uma casa pensada para todas as suas necessidades, com todos os seus gostos e o que sempre desejou, lugar de paz e aconchego, é um sonho que se torna realidade também por meio da organização. A organização em sua totalidade, visa não somente os espaços por meio estético, mas ter a casa em ordem, hoje mais do que nunca, é uma necessidade para todos, transforma sua casa em lar. Ter onde descansar, sem estar entulhada de coisas, afazeres acumulados, bancadas cheias que só trazem uma sensação de esgotamento, diminuem nossa qualidade de vida.


Mudar esse cenário de cansaço através da organização tem sido um dos meus desafios como Personal Organizer, há 2 anos conhecendo novas casas e famílias, em que cada uma tem a sua particularidade. Não existe um projeto de organização igual ao outro, assim como não existe regra na organização, não é uma receita de bolo que se aplica independente da história de cada casa. Pelo contrário, a organização é extremamente única e particular e é isso que me encanta. Cada projeto é um desafio, entender e se colocar no lugar do cliente para poder ajudar a solucionar o que precisa ser feito através da organização.

Atender demandas de falta de tempo para organizar, falta de ânimo e, principalmente, falta de espaço são questões recorrentes no meu trabalho. Hoje, as principais queixas das pessoas é a falta de espaço, não ter muitos armários ou ter armários que não acomodam como desejam. O espaço sempre está ligado a organização, um dos principais desafios e um aliado. Por isso, muitos procuram por fazer armários planejados, pensados na estética e no desejo de explorar melhor seu potencial de armazenamento.

O processo de desenvolvimento de uma marcenaria interfere muito na organização. São duas áreas que necessitam estar ligadas. Um dos quesitos extremamente importantes a serem analisados antes da concepção de marcenaria, para armários bem planejados, é o levantamento das peças existentes do cliente. Não só o que, mas a quantidade, qual a forma que são utilizadas, quais são os desejos em relação a organização. É preciso pensar nos espaços externos e nas divisões internas dos armários. Como deixar prático e funcional o uso para todos da casa.


Quando um profissional capacitado em organização se envolve com um profissional capacitado em projetos de marcenaria, é possível compreender de forma natural os hábitos do cliente e qual o formato que ele precisa ter para que a casa trabalhe para ele, bem como a exploração de cada canto possível.

Se não bem analisados a quantidade de pertences e quais os modelos utilizados em projetos de closet, por exemplo, o projeto padrão pode perder seu aproveitamento máximo de capacidade e funcionalidade. Espaços para vestidos longos que não eram necessários, prateleiras demais para peças que não se acomodam bem nelas, muitas gavetas no lugar de varões mais funcionais, entre outros casos que já presenciei. Na hora do planejamento da marcenaria é preciso entender a quantidade e como irá ser armazenado. Outro exemplo, um cliente que tem um acervo grande de jogos de jantar, tem que entender como ele usa, se as peças ficam agrupadas por jogo ou por função, como ele categoriza as peças para, a partir disso, planejar a divisão no armário.




Nessa imagem temos um projeto de armário para uma adolescente, projetado por uma arquiteta parceira. Um dos desafios desse projeto era achar uma forma de aproveitar o espaço para poder armazenar todos os pertences que a cliente tinha, já que seria uma mudança de um espaço maior para um menor. Na visita técnica realizada com a cliente foi possível visualizar que ela não tinha vestidos, gostava mais de pendurar suas roupas, tinha poucos sapatos, a maioria eram rasteirinhas e tinha um pedido especial de deixar todas as suas bolsas penduradas. Pensando nisso, propus algumas alterações.




Já observamos alguns resultados após as alterações do projeto, sem espaços para vestido, aproveitando para ter mais varões, poucas gavetas e sapateiras, já que não temos muitos itens a serem armazenados e pensando na organização com auxílio de colmeias organizadoras, otimizamos o espaço. Atendendo ao pedido da cliente de pendurar suas bolsas colocamos um varão apenas para isso. Contudo, só chegamos a esse resultado unindo a técnica da arquitetura e marcenaria com a técnica da organização, nenhum substitui o trabalho do outro.


A organização é baseada em detalhes, são eles que fazem grandes transformações. Quando o desenvolvimento de marcenaria também se atenta aos detalhes, conseguimos um projeto já encaminhado para organização, totalmente desenhado para os pertences da cliente. E vou te falar, não tem nada melhor do que ter uma casa pensada em você e que além de conforto e aconchegado, funciona!


Quando se entende a importância da nossa casa e o quanto ela pode nos afetar, entendemos também que uma casa desorganizada pode sufocar e uma casa organizada ajuda a aproveitar melhor o tempo.

Uma casa precisa ter vida, que tenha gente dentro usando tudo o que tem.


Organize sua casa para ficar com a sua cara, mas organize de uma forma que sobre tempo para viver nela, organize de um jeito em que tudo tenha seu lugar para voltar.


E é assim que você a reconhece como seu lar.


Até a próxima, Ana



CONTATO:






169 visualizações11 comentários
Post: Blog2_Post
bottom of page